Categoria
Tempo de leitura:
9
min

7 dicas para umas férias relaxadas

Autor
Joaquim Mota
Publicado em
22/6/2024

Com toda a excitação que chega com o aproximar das férias, existem algumas coisas que nos podem estragar estes momentos bem merecidos.

Entre preparar a viagem e fazer as malas, é fácil nos esquecermos de verificar se a casa está segura e protegida, ou quando temos animais de estimação, saber o que fazer com os nossos queridos bichinhos quando não os podemos levar connosco.

Preparamos algumas soluções para tenha umas férias descansadas.

1. Tranque todas as portas e janelas

Nas portas que têm acesso ao exterior utilize fechaduras resistentes e de boa qualidade. Nas janelas de fácil acesso, coloque fechaduras interiores ou grades de proteção, para impedir entradas indesejadas.

Certifique-se de que deixa tudo trancado antes de sair e, caso se aplique, não se esqueça da garagem.

2. Desligue a água, gás e equipamentos elétricos

Durante as suas férias não vai querer ter nenhuma inundação ou uma fuga de gás. Em relação aos equipamentos elétricos, para além dos indispensáveis, desligue todos os outros.

Além de evitar avarias ou um possível curto-circuito, estará também a poupar na próxima fatura da luz e o meio ambiente agradece.

3. Peça ajuda a alguém de confiança

Enquanto está fora, a atenção extra de um vizinho de confiança ou um familiar poderá ser essencial para evitar complicações. Deixe a chave diretamente com essa pessoa, ao invés de as esconder em locais “secretos”.

Peça-lhe que abra as persianas durante o dia ou ligue as luzes durante a noite, que cuide das plantas e que recolha as suas cartas de forma a não acumular na caixa de correio à vista de todos.

4. Proteja os objectos de valor

No que diz respeito a jóias e outros objetos de alto valor, o mais recomendado é evitar mantê-los em casa, deixando-os com alguém de confiança.

Caso não seja possível, evite que estejam à vista e sejam de fácil acesso.

5. Luzes e temporizadores inteligentes

Uma boa forma de enganar os mais curiosos é deixar uma lâmpada acesa enquanto estiver fora.

Instale um sistema de domótica que possa controlar à distância ou um temporizador e programe-o para apagar e acender a lâmpada em horas específicas.

Se tem um terraço ou espaços exteriores, instale luzes com sensores de movimento.

6. Alarme e sistema de vigilância

Certifique-se de que o seu alarme está a funcionar bem.

Informe a central de alarme que vai estar fora, para que estejam de sobreaviso caso o alarme seja accionado e enviarem de imediato a Polícia ao local.

7. Verifique a cobertura do seu seguro

Geralmente, o seguro garante proteção contra explosões, incêndios ou queda de raios.

Poderá também contratar as coberturas adicionais, que protegem contra danos elétricos, vendavais, furtos, inundações e roubos.

Bónus: 3 dicas para os animais de estimação

Os animais de estimação fazem parte da família, mas levá-los para as férias nem sempre é possível. É exatamente para o deixar tranquilo (e reduzir as taxas de abandono) que existem empresas que tomam conta do seu animal e garantem todos os cuidados.

Se não pode levar o cão, o gato ou o peixe consigo nas férias de verão, não desespere. Existem algumas soluções, desde hotéis a petsitters, que garantem todos os cuidados para que possa ir descansado.

Veja a seguir três dicas para que eles tenham a atenção necessária.

1.  Peça ajuda a um amigo, vizinho ou familiar

Esta opção para além de ser a mais em conta, é especialmente boa se o seu bichinho está familiarizado com a pessoa escolhida. Se o cuidador viver perto, provavelmente poderá ir com mais frequência do que um profissional. O lado menos positivo é que se o seu amigo ou familiar vir as coisas mais como um favor do que um trabalho, poderá não ser tão responsável como alguém que está a ser pago.

2. Contrate alguém que preste um serviço ao domicílio

Existem várias empresas, como a Happy Tails, que prestam um serviço de cuidado animal ao domicílio no Grande Porto. Desta forma consegue garantir que a comida não falta, que as idas à rua continuam e que a areia se mantém impecável. O objetivo é permitir que o seu animal de estimação permaneça no seu ambiente, evitando a ansiedade que sente com a sua ausência. Quando rodeados do seu ambiente, sons, vistas e cheiros, os animais são mais felizes.

3. Ofereça-lhe umas férias num pet hotel

Se não conhece ninguém de confiança ou não se sente à vontade em contratar uma empresa de serviço ao domicílio, o seu veterinário habitual poderá ser uma boa opção se oferecer o serviço de pet hotel. Em alternativa existe o Pet Hotel Gaia, que conta com um serviço de hotel para cães e gatos, com o máximo conforto que o seu animal merece.

Não perca nenhum artigo!

Subscreva para receber em primeira mão os nossos artigos no seu email todas as semanas.

Nós também detestamos SPAM! Por isso só enviamos conteúdos que sejam relevantes para si.
Enviado com sucesso!
Oops! Alguma coisa correu mal.
VENDA A SUA CASA NESTAS FÉRIAS

Quer vender a sua casa enquanto vai de férias?