Categoria
Tempo de leitura:
7
min

A Primavera é a melhor altura para vender casa

Mas só se fizer isto primeiro!

Autor
Joaquim Mota
Publicado em
21/3/2025

Com a chegada da Primavera, o tempo começa a melhorar, as flores a desabrochar e os compradores voltam a ficar mais ativos.

De acordo com a Zillow, não há melhor momento para vender a sua casa do que a Primavera: as casas anunciadas entre meados de Março e Abril são vendidas cerca de 15% mais rapidamente do que em qualquer outra época do ano. Contudo, para atrair os compradores certos, precisa preparar a sua casa primeiro.

Então, se está a pensar em vender ou se não tem tido visitas ou ofertas, temos 6 dicas para ajudá-lo a conseguir vender a sua casa nesta Primavera.

1. Despersonalize o espaço

Outra dica importante é despersonalizar o espaço. Remova todos os itens pessoais, como fotos de família e decorações específicas, para permitir que os compradores possam visualizar o espaço como sendo seu. Afinal, os compradores precisam imaginar a casa como o seu futuro lar e não como um espaço que ainda pertence a outra pessoa.

Ao despersonalizar a casa, também ajuda a criar um ambiente mais neutro, o que faz com que os compradores se concentrem nas características e amenidades da casa em si. Poderá substituir as fotos de família por arte abstrata ou colocar decorações simples para dar ao espaço um toque mais atraente e acolhedor.

Além disso, a remoção de itens pessoais também poderá facilitar a visualização do potencial da casa e as possibilidades de decoração dos espaços de acordo com os gostos e preferências dos compradores. Isso aumenta o interesse e a probabilidade de receber ofertas. Portanto, é importante remover todos os itens pessoais antes de mostrar a casa a potenciais compradores.

2. Utilize cores neutras

Na hora de renovar a pintura da sua casa, cores neutras como bege, branco e cinza claro são as mais populares porque tornam o espaço mais amplo e permitem que os potenciais compradores se imaginem a adicionar as suas próprias cores e decorações.

Para além disso, elas ajudam a iluminar a casa e podem dar uma sensação de que o espaço é novo e mais limpo.

Evite cores mais ousadas ou extravagantes, pois podem não agradar a todos os compradores.

Lembre-se que o objetivo é atrair o maior número possível de interessados em comprar a casa e fazer com que eles se sintam na sua nova casa.

3. Ilumine os espaços

Apesar de ser uma das dicas onde o investimento é mais baixo, é também um dos erros mais cometidos na hora de mostrar a casa.

Garanta que todas as lâmpadas e respectivos interruptorres estão a funcionar e certifique-se de que as cortinas, estores e persianas sejam abertas durante as visitas, permitindo a entrada de luz natural.

Se existirem divisões sem janelas ou com pouca luz natural, utilize uma iluminação artificial adequada para criar um ambiente mais agradável.

Lembre-se de que uma casa bem iluminada pode fazer toda a diferença quer nas visitas, quer na hora de tirar as fotografias.

4. Adicione plantas

Para além de estar na moda decorar os espaços com plantas naturais, elas acabam por trazer sempre mais cor e vida para uma casa. As plantas também ajudam a purificar o ar e a criar uma atmosfera mais agradável.

Escolha plantas que se adequem às condições de luz e temperatura do seu espaço e posicione-as em lugares que realcem a beleza da casa, como na sala de estar ou na varanda.

Lembre-se de mantê-las saudáveis e bem cuidadas, para que elas possam contribuir para a beleza da casa durante todo o processo de venda.

5. Organize a arrumação

Um armário desorganizado pode parecer menor do que realmente é e pode afastar um potencial comprador. Por isso, é importante garantir que os armários e o armazenamento da casa estejam organizados e bem arrumados antes de receber visitas.

Não sabe o que fazer com alguns itens que já não são mais necessários? Considere doá-los ou vendê-los, assim poderá maximizar o espaço de armazenamento disponível.

6. Ofereça um preço competitivo

Ao estabelecer um preço justo e competitivo para a sua casa, certamente irá chamar a atenção de mais potenciais compradores.

Faça uma pesquisa de mercado e verifique o preço médio das casas semelhantes à sua na sua área. Tenha em consideração fatores como localização, tamanho e condição da casa.

Um preço muito alto pode afastar os compradores e prolongar o tempo de venda, enquanto que um preço muito baixo pode prejudicar o seu lucro final. Encontre um equilíbrio justo e atraia mais interessados em fechar negócio consigo.

Bónus: Defina uma estratégia

Planeie com antecedência como irá divulgar a sua casa aos potenciais compradores. Poderá usar as redes sociais, os portais imobiliários e consultores imobiliários. Certifique-se de que a estratégia de marketing esteja alinhada com o seu objetivo de venda e que seja eficiente em alcançar o seu público-alvo.

É também importante ter uma estratégia clara para as visitas dos compradores interessados na casa. Certifique-se de que a casa esteja pronta e disponível para as visitas e agende horários convenientes para ambas as partes. Considere também disponibilizar visitas virtuais ou vídeos da casa para alguns compradores que não a possam visitar pessoalmente.

Ter uma estratégia bem definida pode ajudá-lo a vender a casa mais rapidamente e com menos stresse.

Lembre-se que a venda de uma casa pode ser bastante desafiadora. Na hora de estabelecer o preço certo para a sua casa e uma estratégia que se adeque aos seus objetivos, não existe ninguém melhor do que um especialista local para o fazer. Se quer vender a sua casa até ao final da Primavera pelo melhor valor e que as coisas corram com tranquilidade, fale connosco.

Não perca nenhum artigo!

Subscreva para receber em primeira mão os nossos artigos no seu email todas as semanas.

Nós também detestamos SPAM! Por isso só enviamos conteúdos que sejam relevantes para si.
Enviado com sucesso!
Oops! Alguma coisa correu mal.
PRIMAVERA

Quer vender a sua casa nesta primavera?

Fale connosco.