Uma construção nova é um imóvel que está em construção ou foi concluído recentemente e está à espera do seu primeiro proprietário. Se adquirir uma casa em construção, será a primeira pessoa a morar lá, o que possui algumas vantagens e desvantagens.
Um imóvel usado é uma casa que já teve um ou vários proprietários anteriormente. Assim como a nova construção, existem também pontos positivos e negativos ao comprar uma casa usada.
Para ajudar a decidir qual a melhor opção para si, comparamos diversos aspectos entre elas.
Vamos começar com um dos pontos principais: o preço. Quando está à procura de uma nova casa, uma das suas principais preocupações será o seu orçamento. Normalmente, os imóveis novos são mais caros do que os imóveis usados, especialmente se optar por uma construção personalizada.
Em parte, pode-se atribuir um preço mais baixo das casas usadas ao poder de negociação. Um proprietário poderá estar mais propenso a fazer um acordo do que um construtor de casas personalizadas. Atualmente, o custo dos materiais de construção está bastante elevado e com uma casa em construção, está a pagar tudo novo, desde a fundação até os acabamentos. Você também está a obter o que há de mais recente em arquitetura, design, eficiência energética e tecnologia residencial, além de provavelmente possuir garantia de obra e reparos.
A diferença de preço real entre uma casa em construção e uma casa usada, durante o ano passado foi em média 32%, sendo mais alto nos novos imóveis.
Um dos principais motivos para o alto preço de uma casa em construção é que ela é totalmente nova e está sob garantia. Em termos de manutenção, reparos e segurança, isso torna-a superior a uma casa usada. Quando compra uma casa em construção, é seguro presumir que ela não precisará de grandes reparos por um bom tempo - e se precisar, a sua garantia geralmente cobrirá os custos.
Um imóvel em construção requer pouca manutenção e, quando se muda para a nova casa, normalmente estão limpos e prontos a mudar. Numa nova construção pode ter a certeza de que os materiais de construção e os métodos utilizados são seguros e estão em conformidade com as normas, o que nem sempre é o caso ao adquirir uma propriedade mais antiga e usada.
Assim que um imóvel usado fica reservado, demorará em média 30 a 45 dias para concluir a compra. Esse processo pode ser ainda mais rápido se já tiver a pré-aprovação bancária e tiver toda a documentação em ordem. Alguns compradores concluem o processo de compra em apenas duas semanas, embora esse prazo seja mais comum em compras onde não se recorre a financiamento.
Normalmente, uma casa em construção possuirá um processo mais longo, visto que a casa ainda não foi construída ou ainda não está totalmente finalizada. Terá de esperar que o processo de construção termine e que todas as inspeções sejam realizadas antes de prosseguir com a compra.
As casas novas são projetadas com uma estética moderna, muitas vezes incluindo as últimas tendências arquitectónicas, mas o seu design poderá não ser tão apelativo para alguns compradores.
As casas mais antigas apresentam características e estéticas únicas, incluindo designs incomuns e acabamentos raros. As desvantagens? Algumas casas usadas podem ter uma aparência desatualizada que poderá ter de atualizar ao se mudar.
Qual é melhor? Vai depender dos seus gostos pessoais, aqui o vencedor irá depender daquilo que prefere.
As novas construções por norma são mais eficientes energeticamente. Normalmente são feitas com materiais e técnicas mais recentes e eficientes em termos de energia, em termos de isolamento, janelas, sistemas de aquecimento e refrigeração, bem como eletrodomésticos.
No entanto, uma casa usada poderá também ter uma boa eficiência energética,se o proprietário tiver feito alguma melhoria para tornar a sua casa mais eficiente em termos de energia nos últimos anos, contudo raramente abrangem toda casa. A exceção é se adquirir uma casa usada construída nos últimos cinco anos e que seja energeticamente eficiente. Embora a tecnologia numa casa nova possa ser mais avançada, poderá encontrar boas opções sustentáveis se procurar por casas usadas mais recentes.
Se para si, uma casa com uma paisagem arborizada e com uma vegetação mais abundante é uma prioridade, é mais provável que uma casa usada vá mais de encontro às suas expectativas em relação a uma casa em construção. Normalmente, as casas em construção geralmente possuem árvores jovens e vegetação mais recente precisando de tempo para crescer, já o paisagismo ao redor de uma casa usada já teve mais tempo para crescer e amadurecer.
A menos que já esteja concluída, uma nova construção geralmente pode ser personalizada de acordo com as suas especificações. Isso significa que a sua casa possuirá características mais pessoais e adequadas ao seu gosto. Por outro lado também poderá personalizar uma casa usada, no entanto o processo irá requerer renovações mais dispendiosas e demoradas, dependendo da magnitude das mudanças que pretenda realizar.
A grande desvantagem da personalização é a fadiga de decisão. Se prefere uma casa pronta a habitar sem ter de tomar muitas decisões, mas pretende uma casa nova, opte pelos acabamento pré-definidos pelo empreiteiro ou por uma casa em construção que esteja próxima da conclusão, para que as decisões que precisa tomar sejam mais limitadas.
Comprar uma casa usada tem tantas vantagens e desvantagens quanto comprar uma casa nova. Dê prioridade aos aspectos que são mais importantes para si e veja qual opção se encaixa melhor na sua situação.
A nossa equipa de especialistas está à sua disposição para ajudar a encontrar a casa certa para si.