Para muitos de nós, a nossa casa é o bem mais valioso que alguma vez possuiremos. Quando chega o momento de vender, queremos naturalmente maximizar o valor de venda o máximo possível.
O que a maioria dos vendedores não percebe é que há um passo fundamental que pode ser dado para vender a casa por um valor superior, que vai além do aspecto visual da casa.
Embora a desordem, a organização e as melhorias cosméticas para atrair compradores sejam passos críticos, remover obstáculos financeiros é igualmente importante para o sucesso da venda.
Encontrar um potencial comprador, atraí-lo para a sua casa e fazê-lo apaixonar-se por ela é uma coisa. Mas, antes de poderem comprar a sua casa, é necessária a aprovação do banco, da companhia de seguros, do advogado ou da família próxima.
Os conselheiros financeiros e legais não olham para o que gostam numa casa, como casas de banho renovadas, cozinhas elegantes ou a proximidade do trabalho e escolas. Eles preocupam-se em minimizar o risco. Portanto, vale a pena pensar como um banco ou uma companhia de seguros e investir tempo e dinheiro em compreender e remover quaisquer potenciais obstáculos de risco antes de colocar a casa no mercado.
Este são alguns exemplos de obstáculos de risco, ou desafios que podem impedir um comprador de obter financiamento:
Todos estes desafios podem impactar a capacidade do comprador de garantir o financiamento, o que significa que não podem avançar com a compra da sua casa, por mais que gostem dela.
Quando surge a possibilidade de haver obstáculos que possam dificultar a obtenção de seguro ou financiamento por parte de um comprador, a maioria dos proprietários quer evitar o problema, muitas vezes recorrendo à posição: "Era assim quando comprámos, por isso, porque é que é um problema agora?".
O desafio com este modo de pensar é que os requisitos de financiamento e seguros mudaram consideravelmente nos últimos anos. O que pode não ter preocupado um banco quando comprou a casa, pode agora ser um motivo para negar a aprovação do financiamento, mesmo que não lhe pareça um grande problema.
Lembre-se, os bancos e as companhias de seguros estão no negócio de gerir e reduzir riscos. Eles não se importam se viveu na casa durante 10 anos e nada correu mal com o seu deck não autorizado, ou que o seu telhado não esteja a pingar, embora o inspetor de construção ache que precisa de ser substituído. Eles apenas se preocupam com o que pode acontecer no futuro, num pior cenário.
Quem quer gastar dinheiro a resolver um problema de legalização? Ou a contactar a câmara municipal para emitir uma nova licença para trabalhos realizados por um proprietário anterior? Ou num novo certificado energético porque o antigo acabou de expirar?
É frustrante gastar tempo e dinheiro em coisas que não melhoram materialmente o seu prazer diário numa casa. A maioria dos proprietários pensaria, compreensivamente: "Por que gastar dinheiro com advogados quando preciso de uma máquina de lavar loiça nova?". O ponto chave a reter aqui é o risco.
O risco para um proprietário que não resolve estas questões antecipadamente é que a venda falhe no último obstáculo. Pode fazer todo o trabalho árduo de preparar a sua casa para venda, suportar visitas, encontrar o comprador certo e negociar um preço aceitável, apenas para o contrato cair porque o banco do comprador se assusta. E, uma vez que um comprador desiste, futuros compradores tendem a ficar assustados também, e toda esta preocupação pode acabar por baixar o preço de venda.
Remover obstáculos antes de colocar a casa no mercado minimiza o risco. Dá confiança aos compradores para apresentarem a melhor proposta e fazerem uma oferta atrativa. Quando facilita a apresentação de propostas, é muito mais provável que acabe com múltiplos compradores numa situação competitiva, o que ajuda a garantir o preço de venda desejado.
Embora a remoção de obstáculos de risco não ofereça muito em termos visuais para mostrar pelo seu investimento, fazer este trabalho antecipadamente terá um impacto positivo no preço de venda e tornará a sua casa muito mais fácil de vender.
Na nossa experiência, o retorno vale bem o esforço.
Ligue-nos hoje e nós preparamos um plano para garantir a melhor venda possível para a sua casa.